Norte

Esqueça todas as outras regiões. O Norte brasileiro é único. É imensidão, beleza natural e cultural puras, fonte de vida, misticismo. A maior região do país, formada por sete estados, entre os quais o Amazonas, Tocantins e Pará, oferece experiências indescritíveis.

É lá que fica a Amazônia, o maior bioma brasileiro, com cerca de 4,2 milhões de quilômetros quadrados apenas em solo verde e amarelo. Permita-se ir com tempo, pra contemplar, respirar.

Amapá

Na capital Macapá comece pela Fortaleza de São José, construída em 1782. No local, há o belo Parque do Forte, com área verde, chafariz, anfiteatro e calçadão para caminhadas. O Marco Zero, por onde passa a linha do Equador, é um dos cartões-postais. Lá, é possível colocar um pé no Hemisfério Norte e outro no Hemisfério Sul. Se quiser observar o encontro das águas do Rio Amazonas com o Oceano Atlântico, conhecido como fenômeno da Pororoca, é preciso ir de avião.

Amazonas

Manaus, a capital de concreto, é uma das portas de entrada. Os passeios podem ser feitos de barco pelos rios Amazonas, Solimões e Madeira, por exemplo, e/ou de avião. Para viver as experiências essenciais na floresta, visite tribos indígenas, faça trilhas pela mata e passeios noturnos e observe os botos cor-de-rosa. Conhecer a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá é assegurar passeios por trechos ainda intocados da floresta e ‘marcar encontro’ com os macacos bugios, uacaris e macacos-prego. Pra eternizar a viagem.

Pará

O estado reserva destinos amazônicos fantásticos. A capital Belém, ou a ‘Paris tropical’, é acolhedora, com ruas e parques sombreados por mangueiras e monumentos como o Teatro da Paz. Vale conhecer a Vila de Algodoal, na Ilha de Maiandeua, e a Ilha do Marajó, maior ilha fluvial do mundo. Reserve um dia para passeios na vila Alter do Chão, com praias de água doce, igarapés, trilhas e pontos estratégicos para observação de animais. A gastronomia é atração à parte. Experimente o pato no tucupí, tacacá, caruru e chibé.

Roraima

Conhecer Roraima significa se deparar com uma Amazônia quase intocada. Situado no extremo norte, é o estado menos povoado do Brasil. Visite o Parque Nacional do Monte Roraima, onde fica a montanha de mesmo nome, segunda maior do país com 2.700 metros. Há trilhas, cachoeiras e muita aventura na Serra do Tepequém. O local atrai também cientistas e exotéricos.

Tocantins

A principal atração turística do estado é o belo Parque Estadual do Jalapão, uma área de conservação ambiental com 34 mil km2. Além de fauna e flora fantásticas, os visitantes encontrarão incríveis formações rochosas, cachoeiras, corredeiras, dunas e chapadas. Outra maravilha é a Ilha do Bananal, maior ilha fluvial do mundo, com 25 mil km2, uma das mais importantes áreas de conservação do Brasil. O Parque Estadual do Cantão é outra opção para apreciar cerca de 500 espécies de aves, o ariranhas, tartarugas, onças-pintadas, jacarés e outros animais selvagens.

WhatsApp chat